A Educação Infantil no Colégio Renovação, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases que fundamenta a educação escolar no Brasil, visa o desempenho biopsicossocial da criança, oferecendo-lhe uma aprendizagem rica em experiências. Estas são necessárias ao desempenho harmonioso da personalidade da criança, contribuindo para a sua integração no sistema constituído pela Família–Escola–Comunidade.

Focamos as necessidades e experiências infantis, considerando os diferentes momentos do desenvolvimento da criança entre dois e cinco anos, bem como os aspectos referentes ao seu universo cultural.

Cumprimos os seguintes horários:

Manhã – com a entrada às 7h e saída as 11h40 , exceto às segundas-feiras, quando os alunos saem às 11h em razão de reunião pedagógica.
Tarde – com a entrada às 13h e saída as 17h30 , exceto às quartas-feiras, quando os alunos saem às 17h também em razão de reunião pedagógica.

Dentro de uma rotina flexível e dinâmica, os alunos realizam, vivenciam e aprendem com oito atividades diárias, cuja duração é de trinta minutos cada, referentes aos componentes curriculares, representados por eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens e para as relações com os objetos de conhecimento. Utilizamos o material didático e apostilado “Anglo” de forma agrupada, encadeada e sequenciada com nosso plano de ensino, que é baseado e fundamentado nas necessidades (afetiva, cognitiva, social e motora) da criança.

À frente da sala de aula está a professora unidocente e sua auxiliar. Entretanto, as aulas de Cinesiologia Humana (Educação Física), Futebol , Dança , Arte e Música , são ministradas por professores especialistas. Complementando a grade curricular acrescemos, a partir do Pré II, aulas de Inglês e, no 1º Ano do Ensino Fundamental, aulas de Laboratório de Ciências .

Recursos pedagógicos: atividades linguísticas, atividades lógico-matemático, aulas de culinária, aulas com “Tablet”, sala simbólica (brincadeiras simbólicas), circuito de estimulação (Minimaternal e Maternal), circuito de habilidades (parques de plástico, areia e madeira), implementos pedagógicos (jogos de encaixe, alinhavo, formas, memória, numéricos, etc.).

Através de relatório de observação, os pais são informados, trimestralmente, a respeito do processo de aprendizagem revelado pela avaliação de observação e orientados por atendimentos específicos.

EVENTOS PRÓPRIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Proporcionamos diversos encontros de lazer e formativos que integram as famílias, alunos e a comunidade. Dentre os eventos podemos citar:

– Aula aberta de Música;
– Chá com os Avós;
– Festa da Família;
– Festa de Encerramento (Baile de Gala).